terça-feira, maio 08, 2007

Fundação Cultural coloca a arte do circo em movimento




Noite de Marionetes

O circo está vivo, especialmente nas cidades do interior baiano. Esta realidade foi constatada pela assessora de Artes Circenses da Fundação Cultura do Estado da Bahia, Paula Gomes. A pesquisadora e produtora de cinema visitou 20 circos em cidades baianas e sergipanas, processo que resultou na realização do curta-metragem de ficção Noite de Marionetes, selecionado para o Festival Internacional de Cinema do Algarve (FICA), que acontece de 14 a 19 de maio, em Portugal.

Convidada pela organização do Festival para acompanhar a exibição do seu filme, Paula Gomes vai aproveitar a viagem para o trabalho na Fundação. “Vou visitar a Chapitô-Escola de Circo de Lisboa, uma das mais importantes da Europa, e fazer contatos com instituições e artistas, prevendo possíveis intercâmbios”, revela. Entre as atividades que ela pretende realizar na nova assessoria estão: mapear a atividade circense na Bahia, implementar parcerias para desburocratizar a circulação do circo no estado, e promover oficinas com crianças e adolescentes, além de apoiar e realizar eventos e distribuição de material informativo.

Noite de Marionetes

Direção: Haroldo Borges Ficção cor 35mm 14min- BA 2006

Noite de Marionetes é o encontro de uma noite entre uma prostituta e o palhaço de um velho circo de periferia. Ela está à espera de um casamento que lhe permita sair das ruas, ele está à procura de sua inspiração. É uma história sobre buscas, sonhos, gente que está o tempo inteiro tentando modificar seus destinos, embora às vezes ele escape de suas mãos.

Elenco: Ravi Ramos Lacerda, Cristiane Ferreira, Lúcio Tranchesi e Fernando Neves

Fonte: Site da Funceb