domingo, dezembro 07, 2008

O Barulho Reina


Eu odeio barulho. Dirijo com os vidros fechados para não ouvir a zoada do trânsito. Prefiro estudar no silêncio da noite. Odeio acordar com o despertador tocando, quando isso acontece, fico com dor de cabeça o dia inteiro. Mas amo o rock e o som da bateria rasgando tudo, faz meu coração bater no compasso da música, deixa-me muito feliz.

Há uma semana acordo com o barulho do apartamento 304, que fica em cima do 204, que é onde eu moro. Fiquei curiosa para saber quando meu tormento acabaria e, ontem, subi para verificar. Estão quebrando tudo por lá: azulejos, pisos, paredes. Nada ficou no lugar. Porém, o pedreiro disse que a destruição acaba amanhã e que os sons de reconstrução serão mais leves. Estou apostando nisso.

Depois de ter passado à manhã de ontem ouvindo o barulho da reforma do vizinho, à tarde fiquei na correria entre a entrega de um relatório no trabalho, a fila do banco e uma consulta médica. Para fazer isso, enfrentei trânsito engarrafado, com os vidros abertos, porque o ponteiro do marcador do tanque de gasolina do carro estava quase na reserva.


Aparelhos Multiuso - foto de divulgação
Quando a noite chegou e o silêncio já reinava na minha residência, tomei banho, jantei e fiquei entre a preguiça de sair de casa e a boa sensação de sair e ouvir um som legal. Saí.

Ouvi, dancei, bebi cervejas e gostei do show de pré-lançamento do single “Eu Também Quero Ser Vip” da banda "Aparelhos Multiuso", no Reina Music Bar, na boêmia rua da Paciência, no Rio Vermelho. Três faixas compõem o single, produzido pela própria banda e lançado somente na internet.

No repertório, canções autorais que retratam o cotidiano da vida moderna de uma maneira divertida, alegre, engraçada. A faixa título do single é descontraída, ela é dançante, tem influências do rock e do ska e o arranjo tem batidas aceleradas e solos dobrados de guitarra baiana. Enquanto a música “Alizabel” é um brega-rock com direito a uma introdução especial de bateria. A faixa “Mamãe depois dos 30” lembra “L.A Woman” do The Doors com riffs de guitarra baiana.

A banda de rock irreverente - é assim que eles se definem no My Space - é formada por Jota T. (gaita e vocais), R. Castelo (guitarra, violão e voz), Thom Araripe (guitarra baiana, cavaquinho e voz), Larriri Vasconcelos (baixo) e Alan Abreu (bateria). O som do grupo pulsa sob as influências de Ramones, The Doors, AC/DC, Titãs, Legião Urbana, Beatles, Tom Zé, Gilberto Gil, Novos Baianos, Stones, Gang90, Pavement, Raul Seixas, Camisa de Vênus.

O grupo ainda vai tocar ainda dias 10 e 17 de dezembro no mesmo local, que é pequeno, intimista e bem aconchegante. Possui área externa para fumantes, o que é sensacional, e a decoração é baseada nos Pubs europeus. No entanto, o som visceral da"Aparelhos Multiuso" cabe em um espaço maior e onde não existam vizinhos que reclamem do barulho.

Barulho? Pensei em subir e perguntar para o vizinho do bar se ele toparia ficar uns dias hospedado na minha casa para aprender a reconhecer um.