domingo, novembro 09, 2008

1, 2, 3, 4... Eu te amo!




Foto por André Fofano

Letras simples com versos emotivamente contundentes. Guitarras altas e praticamente toda uma série dedicada ao amor na melhor e, nalgumas canções, na pior de suas facetas. É mais ou menos assim que sintetizo as treze músicas do disco da banda Pessoas Invisíveis, que acaba de sair.

Capitaneada pelo vocalista, guitarrista e letrista Bruno Pizza, a banda é também Bekko no baixo, André na outra guitarra e mais recentemente, Jera Cravo assumindo as baquetas, outrora pertencentes a Glauco Neves, que agora enveredou em carreira solo pra falar de amor e outros sentimentos na sua própria voz. Mas este dá outro capítulo na história da música independente de Salvador.

Tinha prometido passar minhas impressões há algum tempo, eu sei, afinal o disquinho me foi presenteado no histórico dia em que a banda norte-americana Mudhoney fazia um incrível show na cidade, dentro do BoomBahia Festival. Porém fiquei presa ao disco e sobre isso, falarei mais adiante.

No BoomBahia, antes de Mark Arm e turma fecharem noite e festival, Pessoas Invisíveis subiram ao palco e mostraram um desempenho tão bom quanto polêmico. Disto, o que posso dizer é que, entre altos e baixos, Bruno Pizza se sagrou um grande frontman e dominou o público. Abrindo toda essa festa, o novo projeto de Nancyta: Nancy e os Nunca Vistos. Eu adoraria vê-los outra vez, palmas ao repertório porque da voz da moça e de seu carisma nem preciso discorrer.



Capa por Bruno Aziz






Mas voltando ao cd, gravado no Estúdio Vertice entre os anos de 2007 e 2008, é necessário salientar a excelência das participações e todo o cuidado primoroso do intento. Desde a capa, obra do quadrinista Bruno Aziz até, por exemplo ao dueto com Ronei Jorge na última faixa do disco: ”De um jeito ou de outro”, uma das prediletas da casa.
Como antecipei, as letras de amor (e desamor) são de fácil acesso, o que me remete ao método como faz o Léo Jaime em suas composições. Contudo, outra influência é mais rapidamente apreendida: Dinossaur Jr. em “Tudo é seu” (mais que influência, ahn?!).
“Pra sempre” é hit aqui e maior motivo deste texto ter demorado até agora. É a faixa 3 do disco e sair do repeat pelo balancinho que proporciona e na idéia de “Saudade é dor maior pra quem deseja sempre poder ir além” foi muito difícil, confesso. Lindo!
Antes dela foi “Contramão” com o verso poderoso (e correto na figura de linguagem): “... a contramão que é amar!”. Mais à frente e pra fechar a minha coleção, a faixa 11 diz: “Amar é mudar!”. Ou seja, acho que é a Nilma Cris, namorada e musa a quem, de repente, preciso agradecer por essas coisas.
Um lance que me ocorreu quando ouvia vezes e vezes as faixas do cd é que cada uma delas poderia ser trabalhada tranquilamente nas rádios, fazer parte de trilhas de novelas e alguns seriados, tem material ali pra isso, mas...
Informalmente perguntei a algumas pessoas: músicos, críticos e técnicos da área e alguns fãs da PI sobre qual seria a melhor faixa do disco, a agradável surpresa foi que 12 das treze canções foram citadas. Quando não se comentou a respeito da força das letras, destacavam alguma pancada especial na bateria, o tom do baixo ou ainda de como as guitarras estão bem alinhadas.
Para mim há que se superar o regionalismo para o entendimento de algumas palavras e a quebra do ritmo noutras. Porém o poder absoluto da verdade sobre esse disco está com você: já o escutou? Se não, aproveita e compra logo porque está muito barato. Pede por e-mail. Se sim, não deixa de registrar o seu comentário na seção apropriada dessa postagem.

12 Comments:

Anonymous Anônimo said...

ohhhh, o amor. o amor é um tolête que se recusa a afundar. muito muito emo

00:51  
Anonymous Anônimo said...

Miwkyta, eu sou suspeita pra fazer algum tipo de colocação, pois, sim, dizem que a Pessoas Invisíveis existe por minha causa, mas, tenho a impressão que, mesmo que eu não passasse pela vida desse rapazinho que alguns conhecem como Bruno Pizza, ela ia nascer de algum jeito. Bruno é o poço da sensibilidade e romantismo (sim, sim, sim!!) e tinha muita coisa em mente, então, esse disco, essa banda, iam aparecer, "De um Jeito ou de Outro"... Sou muito grata por ser a musa (??) inspiradora, apesar de algumas letras não falarem necessariamente de nós. Enfim... Recomendo a audição (sem compromisso), aos corações cheios de amor. Comprem o disco, porque a gente quer casar e precisa de dinheiro (APELEI MUITO??).
Bjão.

10:17  
Anonymous Anônimo said...

Miwky, muito bonita sua critica. Ler suas opiniões realmente me fazem como talvez estejamos no exato caminho. Você percebeu coisas incriveis, principalmente que o disco fala de amor, mas não apenas um amor bonito e idealizado, mas também um amor rancoroso, que não funcionou como deveria. E "Amar é mudar" definitivamente é uma frase que pensei pra descrever minha relação c/ Nilminha!

valeu
beijão
Bruno

10:42  
Blogger Brust said...

É o lançamento do ano do rock baiano. Um álbum conceitual, honesto, cru. Um debut fantástico e que dará muitos frutos.

11:55  
Anonymous Anônimo said...

Muito bacana, a resenha!!!! Bem acima da média dos textos sobre rock aqui em Salvador. Faltou uma aprofundada no processo de descompilaçao do disco, que a meu ver tem tudo pra ser o melhor lançamento do ano.
O título é simplesmente fantástico!!! Adorei a referência à sonoridade simples e ruidosa dos Ramones (o "1-2-3-4" já faz parte da mitologia do rock!) que permeia o disco, e o "Eu te amo" fazendo alusão à temática romantica abordada pela banda nas letras. Parabéns!!!!!!!

14:26  
Anonymous Anônimo said...

O texto está muito bom! Melhor ainda é saber que você voltou à ativa e o blog vai ser refer~encia novamente. Beijo.

16:35  
Anonymous Anônimo said...

as vezes ouço no myspace o som da PI... acredito ser uma ótima opção para curtir rock na soterópolis.

\;;/,

16:38  
Anonymous Anônimo said...

ótimo disco. tb sou fã da banda!

00:13  
Blogger Unknown said...

Legal a apresentação do disco mas como faz pra ouvir o disco
abraços

20:18  
Blogger mov. nac. de busca e apoi a pessoas desaparecidas said...

Pô, galera, massa os comentários, voltem sempre pq vou renovando as coisas aqui com mais gosto.

obrigada a todas as observações, mac e por mais coisas tb. :)

uheider, querido. mande um e-mail para: pessoasinvisiveis@gmail.com que a galera te explica como fazer pra comprar o disco.

21:21  
Anonymous Anônimo said...

de nada, tia xima!!! ser um gênio naun ia ter graça nenhuma se eu naun usasse a minha capilogência a serviço dessa carniça chamada raça humana. wraaaaaaaaaa!!!!!!

22:53  
Anonymous Anônimo said...

www.myspace.com/opessoasinvisiveis
www.tramavirtual.com.br/pessoas_invisiveis

pra comprar: pessoasinvisiveis@gmail.com
5 reais (+ 5 de envio pelo correio)
abraços!

Bruno

10:57  

Postar um comentário

<< Home