terça-feira, abril 03, 2007

Shows do Fim de Semana



O giro pelo rock de fim-de-semana.

Sábado - o dia (e noite) dos lançamentos!

Berinjela, aquele sebo / livraria / point de lanches naturebas do Centro de Salvador, pouco mais que quatro da tarde e tem início o show de lançamento do single visual "Ruídos" da banda "o vestido preto de Valentina", que trata-se de um dvd com quatro videoclipes de músicas dessa dupla divertida e outros três vídeos nos extras, agora também disponíveis no You Tube. A festa abrigada ali na Travessa da Ajuda, infelizmente não estava cheia, mas foi quente.

Primeiro o Dj Albarn destila um set de rock dançante, mas muito curto, enquanto a dupla / banda (segunda atração programada) arruma o palco e estrutura para exibição do dvd que lançaria a poucos instantes. Albarn vai finalizando o set com The Gossip, quando Deo (vocalista do vestido preto de Valentina e baixista de duas cordas) conclama os presentes para dançar e ter uma tarde agradável. Deo tem se saído um excelente showman, antes de iniciar as músicas da banda, está sempre entretendo o público com suas piadas sarcásticas, brincando com a própria condição de músico e de ser uma banda. Desta vez, a exposição que arranca gargalhadas dos presentes é a entrada de Mc Furico (?!!) usando um suposto vestido de Valentina, de que cor vocês podem imaginar que era a peça??

o vestido preto de Valentina clicados por Gis

Ele é apresentado como partner da banda porque segundo o próprio Deo: "toda banda baiana tem de ter um dançarino." Mc Furico também "tocou" algo como um mini-game adaptado para dar efeitos sonoros pontuais às músicas. Além de Deo e Furico, a banda conta com o melhor comportado Ed - o guitarrista e também outro mentor inltelectual da loucura que é "o vestido preto da Valentina". Muito divertido: aquelas letras non-sense e todo o deboche de que poderiam proporcionar, a dupla "o vestido preto de Valentina" é na verdade um espetáculo em 3d, quem não assiste ao show, com certeza perde muito, pois as canções pedem por aquilo tudo que é apresentado ao vivo. Finalmente com o dvd recheado de clipes em animação e um vídeo com boas sacadas de interferências gráficas pode-se suprir em casa a falta que faz ver um show animado como foi o do lançamento deste dvd, curtinho, menos de meia hora, mas que dá vontade de sair dali e montar uma banda.


Theo & os Irmãos da Bailarina também clicados por Gis

Um pouco mais de música saindo das máquinas de Dj Albarn, coisa bem pouquinha mesmo e tem início o show da segunda banda, a convidada: Theo & os Irmãos da Bailarina. Infelizmente a apresentação da Starla não rolou, como havia sido noticiado aqui no blog. Theo está com vontade de cantar, chega a ficar muito vermelho nalguns momentos. Toda a banda parece estar muito à vontade em tocar ali na rua. Além das pessoas que param: alguns eram os clientes do sebo Berinjela, outros vieram pra ver as bandas e muitos curiosos estacionavam seus carros ou deixavam de fazer qualquer outra coisa para olhar o que tava acontecendo ali entre o Edifício Sul América e a Berinjela. Sem falar dos mendigos e poucos comerciantes que interagiam positivamente àquelas provocações que só a arte livre é permitida. Theo e os Irmãos da Bailarina iam tirando de letra. À banda ia sendo solicitada os hits, tinham os covers acompanhados pelo público e a mim foi dedicada "Você", a música mais forte de todo o repertório deles e que não escondo: é a que eu mais curto.

Fim da tarde, mas o sábado parecia nunca terminar. À noite rolou na Boomerangue o lançamento do primeiro disco da Los Canos "Cada dia mais limpo e romântico", que dividiu o palco com a convidada de honra: Autoramas, também lançando disco "Teletransporte". Na noite ainda estava programada uma mini-Nave: ataque surpresa com os djs el Cabong e Janocide. Desta vez, não tive nenhum problema pra entrar na casa, preferi chegar cedo para evitar aquela fila.

Na entrada recebi um panfleto, na verdade um comunicado da casa com instruções de como evitar a fila do final da noite e aproveitar melhor a casa, mesmo pagando a conta antecipadamente. Achei bem cuidadoso, um carinho até. Tá certo que é lucro que as casas de show, restaurantes, prostíbulos e qualquer um que oferta cultura e entretenimento quer, mas cuidar de quem banca a conta não é (nunca) pedir demais. Se a Boomerangue ocupa-se disso, outros pontos pra ela. Lembram que já falei aqui da cerva baixando de preço, do conforto que a casa oferece? É bom não esquecer as atrações que tem acolhido... Ainda custa caro ficar lá dentro, mas os donos prometem surpresas; a daquele sábado foi a presença de promotores da Johnnie Walker ofertando um novo drink, o "Redmix", aos presentes, outro carinho com a gente, não acham? Ah, e o Redmix de morango é muuuuuito melhor que o de maracujá.

Los Canos, por Dudare
Estava ansiosa pelo show da Los Canos porque a banda agora conta com André Mendes (Maria Bacana) como vocalista já que Penna vai morar na França. O som da banda ficou diferente, claro. Mais pesado, mais sujo. André dá interpretações bem particulares às clássicas canções da Los Canos, mas me soa bem agradável. O show ainda teve participação da banda Vinil 69 e de Fábio Cascadura, um clima amistoso, coisa boa de se presenciar na cena. O ruim foi que eu vi o show lá do mezzanino da Boomerangue e de lá não dá pra entender o vocal direito.


Autoramas, foto do bbb


Autoramas estava em Salvador pra fazer um show quente. Ouvi de muitas pessoas que já viram outros shows da banda aqui e que eles foram melhores. Estava numa dor de cabeça incrível ainda assim me diverti muito: eu e meus amigos dançamos e cantamos todas, das antigas às tiradas do "Teletransporte" e também os covers sugeridos pelo público. Noite ok!


Domingo - os caminhos que me levaram à Concha!




O evento da Esquisito Produções na Concha Acústica do Teatro Castro Alves estava marcado para às 17 horas, mas faltava 20 minutos para às 18 horas quando "Ênio e a maloca" sobe ao palco para fazer um show vibrante, infelizmente só para 15% de ocupação da Concha. Admito que não é meu estilo de rock predileto, mas negar a boa vibração emanada pela banda e a competência individual de seus músicos seria burrice.


Ênio e a Maloca foto de Fernanda Monteiro


Faltando pouquinhos minutos para o fim do show, cortaram o som. Ênio pede um pouco mais de respeito (até na divulgação do evento pôde-se perceber quanto eles foram atirados a escanteio) e foi exigido o tempo que caberia mais a uma música. O repertório deste quarteto foi calcado em composições próprias, com direito a um pout-purri de clássicos do reggae mundial. Também foi distribuído para o público cds gratuitos da banda



Mombojó por Fernanda Monteiro

Mais fria e claramente deslocada sobe ao palco de uma Concha Acústica pouco iluminada a banda pernambucana Mombojó. O palco estava bem iluminado, escuro estava o entorno mesmo. Apesar da turma do gargarejo mostrar empolgação, não vejo muita graça neste show, as músicas me fazem ter dejà vu. O vocalista clamar por acompanhamento de seu suingue quase me causa síncopes.

Nação Zumbi por Luisão

Mais feliz e animado foi o show da Nação Zumbi, o que era de se esperar. mesmo vinda de uma noitada de apresentação em camaçari, a banda só interrompeu o show quando um cara se acidentou, mas este prontamente atendido pela equipe de produção do show. A outra interrupção foi para o bis de mais quatro músicas, clássicos da banda da época de Chico Science. Passava das 21:00 horas quando o show acaba. Sabe o que foi perceber aquele balanço na Concha?? Muuuuuuuuuuuuuito bacana!

1 Comments:

Anonymous greg said...

a BAHIA é fantastica

21:19  

Postar um comentário

<< Home