domingo, fevereiro 25, 2007

O Programa Encarte Passado a Limpo







Os simpáticos Renato Gaiarsa (Reure) e Paloma Guedes, pai e mãe da genial idéia que é o Programa Encarte (disponível no You Tube) e que enfoca o cenário rockeiro de Salvador. Bateram um papo comigo pelo Msn e falaram de tudo sobre o programa, as bandas que já participaram e da preparação para a estréia na Tv Salvador. Confiram!


Miwky - Primeiro quero saber a formação de ambos.

Reure - Sou formado em Publicidade pela UCSal, atualmente cursando especialização em TV, Cinema e Vídeo..

Paloma - Formei em Jornalismo pela FTC e faço com Reure especialização em Análise do Discurso Audiovisual em TV, Cinema e Vídeo na Facom!

Miwky- Como surgiu a idéia de fazer o Encarte e por que o You Tube?

Paloma - Eu sempre pensei em fazer um programa para TV com bandas de rock daqui, porque eu passei a conhecer o cenário rocker quando entrei na faculdade, fiz alguns amigos com banda, dai vi que tinha muita coisa boa sendo feita e sem espaço audiovisual, digamos assim. Porque existem alguns programas de rádio, blogs, o jornal dá até um certo espaço, mas a tv não... Como é complicado entrar na tv, teríamos que ter grana pra comprar espaço e tal, Reure sugeriu o You Tube.

Reure - Entrei na jogada sugerindo que fosse colocado no You Tube, já que o projeto para chegar a tv, passaria por um processo árduo... Havia colocado algumas coisas no site e percebi a facilidade pra disponibilizar os vídeos. E como trabalho com edição em casa, pronto. Foi só buscar equipamentos para as gravações.

Miwky - Como é a produção do programa e como é feito o convite às bandas, elas se convidam?

Paloma - primeiro chamamos as bandas dos amigos próximos para os três primeiros programas, depois o povo foi sabendo, mandando e-mails, e fomos colocando bandas dos desconhecidos também.

Reure - Alguns grupos entraram em contato, mas não tinham mp3, fotos, pouca coisa... Você vê, o programa com a Game Over Riverside e com a Machina, mesmo, foi um pouco complicado. Eu até comentei com eles, a coisa de terem poucas mp3 e da qualidade bem razoável. O que dava este complicado filtro, dai fomos chamando as bandas meio que na ordem que entraram em contato com a gente.


Miwky - Ah, o velho processo do boca-a-boca, certo?

Paloma - Exato.. Hoje em dia criamos certos critérios mesmo.

Miwky - Contem mais sobre os critérios... O que uma banda precisa ter (ou ser) pra virar "Encartada"? Quantos programas até aqui e quantos views?

Paloma - Tem que ter material gravado e com uma certa qualidade, senão fica inviável montar um programa bacana, já que toda a trilha é da própria banda, ou de bandas citadas pelos integrantes. Tem que ser de rock, apesar da abrangência do termo mas, ainda não abrimos para reggae, mpb, forró e afins acho que é por aí...

Reure - Foram 10 programas até agora, finalizados e colocados no YouTube. O profile do programa no YouTube tem 2 mil views, mas os vídeos em si têm mais. Os mais recentes como Enio (e a Maloca)com menos de 500 views e antigo recordista, a Capitão Parafina, com mais de 2600 hits.

Miwky - "Ainda não" abriram? Quer dizer este é o futuro do Encarte, selecionar mais estilos?

Paloma - Se o programa der certo, conseguirmos patrocínios e nos mantivermos com ele, por que não??? Acho que seria bacana fazer com vários estilos diferentes e independentes, isso também não é certo ainda.

Reure - É, tem muito ainda o que se extrair da cena rock. Além de entrevistar bandas, queríamos provocar alguns debates, umas pautas mais diferenciadas, não ficando só no perfil dos grupos, mas pode chegar num ponto em que ficaremos escassos de pautas e partir para outros gêneros não seria problema algum. Até criar um diálogo entre os estilos etc...

Miwky - Quem é o público do Encarte, quero dizer, mais especificamente. Já deu pra sacarem?? Se preocupam com isso?

Paloma - Nossos amigos... Hehehehe!

Reure - Acho que no You Tube, trata-se principalmente de bandas, amigos de bandas e parte do público de bandas. Devemos ter aí um público fiel de 400-600 pessoas. Rola umas variações de acordo com a popularidade da banda. Mas o bacana de estar na internet é que o número nunca pára, vai ser assistido ad infinitum.

Miwky - Vocês estão partindo pra tv aberta, como é que esse processo se dará? É Tv Salvador, certo?

Paloma - Isso! Fomos na cara dura apresentar o projeto, eles acharam bacana, era o que estavam procurando: um programa feito por jovens e voltado para um público jovem. Fechamos um especial com 8 programas, um a cada semana com reprise durante dois meses. Enquanto isso, nós dois e eles procuraremos patrocínios... Se conseguirmos, talvez o programa possa continuar na tv, mas isso também não é certo ainda.


Miwky - Esses programas da Tv Salvador serão produzidos lá ou é material que vocês já têm???

Reure - A parceria com a TV Salvador rolou porque simplesmente fomos lá e eles curtiram o projeto. Ao contrario do que muita gente pensa, não vamos ficar ricos com isso e o programa não vai passar a ser produzido pela tv. Continuaremos produzindo da mesma forma, só entregaremos a fita pronta...

Paloma - Nós vamos aproveitar dois já iisponíveis no You Tube e estamos gravando os outros, até porque, dois serão com bandas de fora e outros dois com bandas tocando no estúdio Base, com quem firmamos uma parceria.

Reure - É, Honkers e Capitão Parafina serão reprisados. Inclusive tem um trecho inédito no da Honkers que não entrou no You Tube e com a Capitão Parafina, imagens de shows também.

Miwky - Qual será o tempo do Encarte na tv? Qual o formato?

Paloma - O programa da tv será maior, com 26 minutos de duração, então teremos dois quadros a mais um com videoclipes e outro será um tipo de "mini-encarte". Pô, será que estamos entregando demais como será o programa??? Quando estrear nem vai ter mais graça. Hehehe, agora já era.

Reure - Programa na Tv Salvador terá a entrevista, como conhecemos no formato atual, um espaço para bandas menores e um bloco para videoclipes. Esse espaço para bandas menores, por enquanto será preenchido com as bandas já entrevistadas para o You Tube. Depois, caso continue na tv, faremos umtrecho com bandas ainda iniciantes, que não têm material suficiente pra mostrarmos, etc...

Miwky - Como acham que será a receptividade deste público de bandas ao programa na tv???

Paloma - A tv será muito interessante: uma pessoa que nem sabe que existem bandas de rock aqui, pode simplesmente estar de bobeira passando os canais na propaganda da novela, parar na Tv Salvador, achar o Encarte interessante e conhecer um pouco sobre as bandas daqui. É bom poder ver a cara dos músicos, como eles falam, os clipes e trechos das apresentações e das músicas. A tv tem esse poder.

Reure - Ainda mais com a divulgação em jornais e na própria programação do canal. Eu costumo dizer, se com esse especial, nosso público médio aumentar pra 1500 pessoas, já vai estar lindo. Até porque parece que o público de rock de salvador não passa muito disso, mas aí já é um objetivo muito mais complicado e pronfundo, que é conquistar um novo público para a cema rocker.

Miwky - É, neste ponto, o Encarte promoverá bastante a cena de rock (por ora) soteroplitana, né? Mas minha hipótese é que o público de rock é maior do que se vê nos shows, por exemplo. E que ele invariavelmente tem pouco acesso. Dai o Encarte pode ser mais um portal se abrindo pra dar confirmação a isto.

Paloma - Por que você acha que o público não tem acesso ao rock?

Miwky - Porque o rock custa caro, porque a cidade "conspira" contra o rock, mas primordialmente porque o rock não quer público maior. Sei que isso é polêmico, mas pra mim é triste.

Reure - É, acho que existe um público latente, que curte o gênero, mas que nem faz idéia de que exista rock na cidade! E talvez por isso a gente faça uns programas "bandeira branca". Por enquanto, de repente, não seria saudável fazer o Encarte para o público já existente e sim tentar chamar mais gente pra pelo menos se interessar, ouvir e comprar o som dessas bandas.

Paloma - Nisso eu concordo, reclamar é muito fácil e se profissionalizar a ponto de ganhar grandes mercados e públicos parece ser a coisa mais impossível do mundo.

Miwky - Li algumas críticas ao fato de vocês se transmutarem pra Tv Salvador, algo como o fato de se tornarem "vendidos" ou porque a emissora proibiria a disponibilização dos programas no portal livre que é o You Tube, como encaram essas posturas?

Reure - Hehehe, é tudo mania do povo de ter postura reacionária. A diferença única e vantajosa para todos: mais pessoas vão assistir. Pura e simplesmente isso...

Paloma - Já tivemos críticas?!?! Bala! primeiro a Tv Salvador não interfere em absolutamente nada no programa, tanto estética ou ideologicamente e segundo que continuaremos disponibiilizando tudo no You Tube. No dia seguinte que estrear na tv, o programa estará lá, em formato menor, claro, porque não colcaremos quase meia hora na internet.

Reure - No You Tube vão as entrevistas apenas, os clipes já estão por lá, então... Tá de boa. E o "vendidos" foi ótimo, como se a tv tivesse nos procurado, comprado nossa idéia, como se estivessemos enchendo os bolsos de grana... Na real, continuaremos fazendo o programa pedindo equipamentos emprestados e às vezes até alugando, torrando dinheiro com fita, gravando imagens de shows, arranjando amigos pra segurar microfone e tirar fotos de bastidores...

Paloma - Pois é, as pessoas deveriam ficar felizes, isso sim!

Miwky - Quem está envolvido na produção do Encarte?

Paloma - Huuumm. Alguns amigos que se revezam vez ou outra, temos Luiz Guilherme Mingau, que cuida das animações.

Miwky - E as bandas entram com alguma grana??

Reure - Se as bandas pagam algo?! Hehehehe, como assim??

Miwky - Se chamam vocês pelo menos pra uma cerva...

Paloma - Não, não, de jeito nenhum... Ainda não rola jabá.. Só quando invadirmos o mundo do axé.

Reure - É, róla um jabá ferrenho... Pra ser entrevistado é algo aí entre 20 e 30 mil reais... Daí se botar mais 50 mil na jogada, eu faço o clipe... hehehehehehe.... Ah, mas que nada.... Cervejinha cada um paga a sua...

Miwky - E quem quiser ser "alvo" do jabá, quero dizer, do Encarte, como entrar em contato com vocês e mandar propo$ta$$$?

Reure- Manda um email pra encarte@gmail.com Até começo de maio a programação está fechada, se continuar na tv, as bandas iniciantes terão o espaço de 3 minutos e outras vão sendo chamadas para a entrevista principal...

Paloma - Ah, e uma coisa, anunciamos que a primeira banda seria a Formidável Família Musical, mas por conta de problemas que todo mundo sabe quais, não usaremos o programa que foi gravado e faremos com a LOU. O programa estréia na tv dia 20 de março.

Reure -Sim, vai ao ar às terças 22:00 e às quintas às 19:30.

Miwky - Vocês têm outros projetos de audiovisual além do Encarte???

Paloma - Eu não tenho não. Só continuar fazendo jornalismo. Reure vai ficar rico fazendo videoclipes pra poder me sustentar... hehehehe!

Reure - Aoooonde.... heheheh! Eu tenho os videoclipes com (Rodrigo) Luna. No momento conversando com o pessoal da Templarius e de uma cantora pop/rock mineira aí. Mas eu tou pensando em aprender a tocar bateria e entrar pra uma bandas de axé pra tirar uma grana.

Paloma - O irmão de Reure toca teclado na banda EVA. ele tá de olho numa vaguinha.

Miwky - Eu vou publicar isso, Renato. Obrigada, pessoas!

Paloma - Já acabou??? Aaaaaaaaaaaaaahhhhhhh!

7 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Esses dois vão dominar o mundo!

:)

04:55  
Anonymous Anônimo said...

Ahhh... Todo mundo sabe pq a FFM nao vai ao ar? Eu nao! Entrevista desesclarecedora heheheheheh!!!

Rock gente!!!! O ideal vale mais q o real!!! penso eu hehehehehe!!!

12:29  
Anonymous Anônimo said...

massa a entrevista...
parabêns a miwky que sabe desenvolver bem uma entrevista (mesmo por msn)...
e parabêns a reurê e papá, que são muito feras...e só pra que fique claro o jabá existe sim...e eles aceitam vale ou passe...

21:37  
Anonymous Anônimo said...

Todo mundo sabe que a FFM mudou de fomração de uma forma meio inesperada (ou não?!?!?!?), por isso o programa com eles não poderá ser usado. Foi esclarecedor agora?!? ;)

23:26  
Blogger mov. nac. de busca e apoi a pessoas desaparecidas said...

olha só, eu não gosto de fazer fofoca, meu lance é informação. então, era chegar no site da ffm e procurar saber...

o que devia ficar era que o programa da ffm foi substituído pelo da LOU, né não?

14:45  
Anonymous Anônimo said...

Parabens a Miwki, sempre levando as entrevista de forma que fique facil e gostoso de ler. Parabens aos Encartes pela oportunidade, pela ideia, pela execucao, o ceu eh o limite pra vcs. E parabens a todos nos que saimos dos inferninhos soteropolitanos para 15 min de fama na TV. Viva Mc Luhan zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz!!!

10:07  
Anonymous Anônimo said...

Ok GAlera!!! Agora estou esclarecido!!! so resta o vocal da formacao original da banda!!

Putz!!!

Mi Mi!! neh fofoca q eu quero nao, acho q isso tbm e informacao, ja q foi fato ocorrido e divulgado! eu q tava Por fora!

Abracos!!!!!!

13:04  

Postar um comentário

<< Home