domingo, maio 28, 2006

"... Malabarismo sentimental"


São cindo garotas na banda Flauer, bati um papo com 4 delas pelo msn: Nanda Félix - Baixo, Mariana - Bateria, Emília - Guitarra e Fêu - Voz , pois a outra guitarrista Carol está um pouco distante dos negócios de ser de uma banda, por hora. Contaram sobre o lance de serem novas no mercado de Rock da cidade, sem sexismo. Se liguem nessa banda que se auto-intitula bossa-punk-indie-rock-feliz-mais-feliz-do-que-rock psicho-roll:




sentido horário da baterista Mariana, Fêu Veiga, Emília, Nanda Félix e Carol - foto de Silvis

Miwky - Comecem falando como se reuniram pra formar uma banda de Rock?

Mariana - Éramos colegas de colégio, amigas... Essas coisas! A Flauer começou como uma brincadeira de amigas e tá funcionando até hoje!
Fêu - É!
Miwky - É séria a história de que ninguém da banda passou no vestibular e dai surgiu a Flauer?
Fêu - Na verdade todo mundo passou e todo mundo faz faculdade... Aliás, é uma dificuldade da banda conciliar todos os horários.
Mari - Quando a banda começou a gente nem pensava em vestibular ainda!!! Carol, a guitarrista da banda - faz letras na USP.

Emília - Eu faço Direito, Fêu faz Psicologia, Félix: Publicidade e Mariana: Medicina.
Miwky - Então são cinco garotas na banda?

Fêu - Isso, mas como Carol tá estudando fora, a gente tá com Marcelo dando uma força.
Miwky - Vocês são bem novinhas, não só no mercado... Como aprenderam seus instrumentos? E quais outras experiências em bandas vocês têm?

Fêu - Todas nós temos 20 anos. Eu nunca toquei em banda nenhuma até a Flauer. Quando a idéia da banda surgiu, entrei em aulas de canto para melhorar respiração, entender um pouco de técnica... Essas coisas... Mas nada que me fizesse profissional...

Emília - Toquei nas bandas Lucy in the Sky, Bitter Kiss, Orbital Fuzz; hoje toco na Flauer e na Benja! Com uns 14 anos ganhei meu primeiro violão. Meu irmão já tocava e me influenciou muito, inclusive a me apresentar um monte de bandas de Rock legais! Comecei a tomar aula mesmo tem um mês com Heitor Dantas (que, aliás, é um ótimo professor!!!).

Mariana - Eu botei na idéia que queria tocar bateria, pra desespero de meu pai que, ao invés de pagar aula de ballet, começou a pagar aula de bateria... Aí eu e Nanda Félix entramos em aula de bateria e baixo (respectivamente) na mesma escola de música. Eu parei depois de uns seis meses... Já toquei na Dirty Dolls e na Viver Mata também...

Nanda Félix - Eu entrei na aula de baixo, mas tocava um pouquinho de violão. Saí pouco tempo depois e agora voltei a estudar tomando aula com Joel Moncorvo. Já toquei na Orbital Fuzz e na Uninvited por um tempinho. Carol já tocou na Lucy in the Sky e na Supernova. Sempre fez aula de guitarra.
Miwky - Como vocês acompanham o Rock de Salvador?? Como encaram o Rock que já é feito aqui, digo, como é pra vocês e pra Flauer?
Fêu - A gente frequenta shows, recebe panfletos, visita o Bahiarock com frequência, o Burnbahiaburn, o rockloco, sempre olha o Caderno 10! E agora com as facilidades que a internet traz é dá pra acompanhar legal e conhecer novas bandas. Pra Flauer, achamos que Salvador ainda é muito carente em lugares pra tocar Rock e há também uma resis...
Miwky - Vai falando...
Fêu - Há uma resitência do público em pagar pra assistir, em ver que se está tentando fazer uma coisa séria e que pra isso tem que ter uma colaboração de todo mundo. Parece que é sempre "show de amigo". Muita gente ainda não vê que pra alguém continuar organizando shows, tem que arcar com custos, no mínimo. O ideal seria que cada show possibilitasse a realização de outros! Mas acho também que a visão do Rock pelas pessoas de fora da cena tem melhorado, é muito mais natural hoje do que há alguns anos... Pode ser só uma impressão, mas acho que as pessoas tem menos "preconceito"...
Nanda - Procuramos conhecer lugares novos como o Dublinner's Irish Pub no Porto da Barra, entro em sites das bandas daqui, visito fotologs, também vou a shows de um amigo do amigo de alguém. Eu me divirto nesta cena, gosto mesmo, tanto de tocar quanto de assistir... porém eu não vejo grandes proporções... Fico feliz quando há festivais em lugares legais...como no Rock in Rio e faço questão de ir e apoiar o evento! Fiquei frustrada com o fechamento do Miss Modular.
Emília - Têm muitas bandas fazendo trabalhos bons e a participação do público é sempre um incentivo muito grande. É legal ver no show uma pessoa que não é amiga de nenhum integrante e que foi porque ouviu falar da banda e quis conhecer.
Miwky - Vocês fizeram um videoclipe, acabaram de lançar o cd "E se for dessa vez?" e de montar um site, demonstram muito profissionalismo, organização... Como tem sido a resposta do público à banda??? E quais são os próximos planos da Flauer?
Mariana - O site está tendo uma aceitaçao muito grande e isso tem nos deixado muito satisfeitas! Ficou bem a cara da banda mesmo, Leo Vilas (o designer que fez o site e a arte do cd) conhece bem a gente e conseguiu capturar a essência da Flauer! O público, até por causa das nossas investidadas em divulgação - Site, cd, Trama Virtual, Pure Volume, My Space, Orkut, Fotolog - tem estado cada vez mais presente. É ótimo ver que os esforços estão valendo à pena.
Fêu - Os planos da Flauer para o momento são: divulgar ao máximo o cd, inclusive em outras cidades e estados e conseguir contatos para shows em outros lugares!

Emília - Planejamos gravar outro cd para 2007. O "E se for dessa Vez" foi gravado em 2005 e desde entao temos várias outras músicas que queremos registrar.

Mariana - Queremos tocar um bocado também!!

Nanda Félix - Participar de festivais também!
Miwky - E com as outras bandas da cena?? Qual o relacionamento da Flauer?
Nanda Félix - Uma boa relação. Eu gosto bastante de conhecer o pessoal das outras bandas, tocar em eventos que tenham outras bandas pra dividir o palco é sempre bom. Tocamos no Conquista Fest Rock junto com a Honkers, Vinil 69, Los Canos, Veuliah...

Fêu - Temos um relacionamento bom com as outras bandas! Todo mundo se conhece e assim rola um coleguismo, as pessoas se ajudam! O pessoal da A sangue Frio, Honkers, da Vinil 69, da Anacê, da Los Canos, da Matiz, da mambanegra ....
Emília - Um empresta a bateria, outro a caixa de baixo, outro a da guitarra... E assim se faz mais um show!!
Mariana - O pessoal empresta equipamento pra gente e vice-versa. Um paga uma cerveja pro outro, opina sobre volume e equalização do som, é isso.
Miwky - O nome da banda é inspirado no Flower Power, mas entendo que as letras são marcadas por amores angustiados ou coisas mais cotidianas, apesar do universo colorido que elas transmutam e tal. Queria saber o que vocês escutam e quais as reais referências hippies da banda?
Fêu - Bom, a gente não tem influência direta do Flower Power, a gente acha uma filosofia bonita, mas a banda não é hippie. O nome faz referência por causa dessa identificação. Quanto ao que escutamos, bom, falemos pessoalmente. Eu escuto, hoje em dia, Pretty Girls Make Graves, Cat Power, Alanis, Elvis, Strokes... E por ai vai...
Mariana - De referência hippie... Só o nome, Mutantes e Janis Joplin, que não é bem uma influência, mas todo mundo da banda gosta bastante. O que eu tenho escutado mais ultimamente é o que tá no carro: Damien Rice, Alanis Morissette, Kaia Wilson, Pearl Jam, TheThirdSex, Lauryn Hill... Tudo a ver, né?
Nanda Félix - Bom... Complicado definir o que escuto, mas meu repertório inclui um pouco da parte de hippie ( eu acho). Gosto da Janis, do Tropicalismo, de Hendrix e de The Doors. No mais, gosto de escutar Alanis Morissette, Pixies, Chico Buarque, Pato Fu, Travis, Hurtmold, Cole Porter (e as intérpretes), trilhas sonoras de filmes e desenhos. Surfmusic, Retrofoguetes, Ronei Jorge e os Ladrões de Bicicleta, Soma... Muita banda daqui!

Emília - Tom Zé, Pixies, Johnny Cash, Andrew Bird, Marcela Belas, Tom Jobim, BicRunga (?)...
Miwky - Obrigadinha, meninas!! Nem doeu, né?
Fêu - Poxa, já? Nem doeu mesmo... Você nem perguntou nada de banda de meninas. Hahahahah! Que glória!
Miwky - Foi uma hora de bate-papo, pessoas. E perguntar sobre isso é bem chato, né?? Que vocês são meninas é óbvio. Pra mim são uma banda, competência ou não fica a cargo do público decidir.
Todas - Com certeza! Você está certa! Yeah!

16 Comments:

Anonymous Anônimo said...

hehehehehE!!!´Imitoes!!! So pq a gente plahgia voces!!! =)

23:09  
Anonymous Anônimo said...

já é a segunda entrevista seguida que a A Sangue Frio aparece, realmente estamos pagando bem pra essa publicidade hehe...

parabéns pelas entrevistas, não costumava entrar aqui no blog, mas depois que começou a divulgar esse projeto de novas bandas tenho sempre passado por aqui.

e a Flauer merece tudo de bom que tem acontecido. São as melhores, e eu amo todas elas

12:05  
Blogger mov. nac. de busca e apoi a pessoas desaparecidas said...

obrigada, galera. eu curto muuito esse projeto de entrevistas com bandas novas, mas quero mais. vou avançar nos projetos aqui do blog, quem for fiel, acompanhar sempre fica a promessa de superação sempre.

fico feliz com as boas críticas e mais quando me ajudam a consertar o que tá ruim, por isso, sejam sempre bem-vindos!

as flauers foram umas gracinhas, adorei o bate-bola!!

16:11  
Blogger mov. nac. de busca e apoi a pessoas desaparecidas said...

ih, léo villas, esqueci de dizer que curtidemais o seu trabalho no site e cd das meninas, coisa mais fofo!1 parabéns, pq talento não é pra qualquer um!

16:12  
Anonymous Anônimo said...

Vida longa a Flauer!!! Muito bom o show de lançamento! E parabens pelo site!

17:16  
Anonymous Anônimo said...

Kákákáká! As "rockeiras" da minha escola ainda tem essa banda! Elas tocavam quase todo ano no dia das mulheres!! Gostei de ver e de ouvir!

17:43  
Anonymous Anônimo said...

Leo Vilas Fofo!!!! =)

21:31  
Blogger Marti said...

Sou fãããããã!

22:54  
Anonymous Anônimo said...

Lena!!! A greys tinham que ser entrevistadas!!! Ia ser muitooo booommm!!!!! Maria, ri muito com seu comment! Adciona a gente lá no orkut!!! =)

23:07  
Anonymous Anônimo said...

Ah!!! Bic Runga = uma cantora da Nova Zelandia! Muito fofa!

23:10  
Anonymous Anônimo said...

parabéns pela entrevista, pela banda, pelo site, pelo cd...

saudade de vcs. bjocas!

00:07  
Anonymous Anônimo said...

Bah..sou fã!
vou fazer um abaixo-assinado!flauer em natal please!!
bjos minhas lindas!

12:40  
Anonymous Anônimo said...

simplesmente sensacional!
unicas!

17:07  
Blogger osvaldo said...

ta no ar o phodcast rock loco. www.rockloco.podomatic.com

12:36  
Anonymous Anônimo said...

Ta mal esse blog minha filha, voce precisa aprender a falar primeiro, galinha!

16:26  
Anonymous Anônimo said...

haha! neurilene se doeu desde o mercadão! coisa feia...

18:10  

Postar um comentário

<< Home