quarta-feira, agosto 01, 2007

Sobre o encontro de ontem à noite!


Vamos lá, sem malícia... Ainda mais agora na falta de Antonioni no pedaço. Putz! E sem o Bergman também. Isso daria outras histórias, mas a minha noite de ontem foi lá no Teatro do Irdeb, Federação, onde a Educadora Fm propôs um encontro com a produção musical baiana, pelo visto, outros acontecerão. Melhor!



Para um primeiro encontro a maior significação é o fato de uma entidade / organismo público procurar dialogar com a classe (digamos assim: seus fornecedores) sobre os rumos de sua programação. Acho um avanço, um registro pró horizontalização na produção de comunicação. Infelizmente o ouvinte (clientela) não se expressou a contento durante as mais de três horas em que estivemos envolvidos. Pórem não foi esquecido. Ao que tudo indica haverá dentro da grade da emissora em frequência modular uma diversidade de estilos musicais, pelo menos, isso foi resposta de Roberto Barreto e Mário Sartorello ante os questionamentos do Jaca (Juventude Alternativa de Cajazeiras, representada por Dunga) e do Dj Branco (representando o hip hop do CMA).

Vertentes outras da música produzida na Bahia (inclusive do interior) questionaram a sub-utilização do espaço da rádio, daquele teatro e foram informados da construção de um pequeno estúdio, qual os músicos poderam se aproveitar e a rádio para transmissões ao vivo. À Educadora Fm também foi solicitado programas com temática infantil e foi observada por, dentro da sua programação, ter espaço em curto espaço de tempo de um mesmo autor.

Sartorello e Barreto anotavam tudo, respondiam que existem esses projetos em andamento ou que eles poderiam ser avaliados se advindos da classe. Colocaram-se à disposição de grupos organizados e sinalizaram com a intenção de manter um canal aberto á discussão, possivelmente um fórum na internet, além da sua comunidade no orkut.

Além das falas da mesa : Sartorello, Barreto, Pola Ribeiro e Gilberto Monte; do aúdio do secretário Márcio Meirelles e das forças da classe que revezavam ao microfone de um púlpito, todos comprometidos por novos rumos na produção musical, não em conteúdo, mas num formato amplo, visando profissionalização do setor, as idéias que mais me chamaram atenção foram: "I Encontro Internacional de Negócios Musicais" para o qual artistas já podem se inscrever na Secretaria de Cultura do Estado, na FUNCEB e no SEBRAE até o dia 06/08, afim de colocarem seus trabalhos artísticos à disposição de grandes empresários mundiais do setor da música, desses que vendem para celular, para agências de publicidade, para trilha de games e filmes, do setor de distribuição musical, entre outros negócios.

Esse encontro será nos dias 17 e 18 de agosto com a presença de jornalista de vários países e os músicos e bandas interessados devem enviar todo material inscrito a ser submetido a uma curadoria e os selecionados terão a chance de negociar seus produtos diretamente com os empresários estrangeiros. O material de inscrição deve ser entregue em envelope contendo Cd e/ou DVD com músicas e vídeos do artista ou grupo musical; release completo com histórico de apresentações; clippagem de veículos de comunicação impressos e/ou digitais, com a seguinte indicação: A/C: Encontro Internacional de Negócios Musicais.

Os locais de recebimento são: Secretaria de Cultura do Estado da Bahia – Av. Tancredo Neves, 776, bloco A, Caminho das Árvores (Portaria); Fundação Cultural do Estado da Bahia – Diretoria de Música – Praça Thomé de Souza – Palácio Rio Branco; ou Sebrae – Rua Horácio César, 64, Mercês. Os selecionados também poderão participar da lista de pocket shows, nas noites de sexta (17) e sábado (18), e mostrar sua produção musical.

Para o encontro virá uma comitiva internacional de empresários da área musical, a exemplo de Richard Gottehrer, presidente do distribuidor/agregador digital The Orchard, a maior e a pioneira entre os agregadores de música digital no mundo; Robert Kraft, presidente da editora de música Fox Music e produtor de trilhas para cinema e televisão; ePat Berry, da Six Degrees, presidente da gravadora americana que lançou, nos Estados Unidos, nomes como Bebel Gilberto, Suba e Lenine. A vinda dessa comitiva internacional ao Brasil é uma conseqüência do Projeto Comprador e do Projeto Imagem, duas ações desenvolvidas pela Brazilian Music & Arts \n(BM&A) que visam oportunizar a geração de negócios com o produto brasileiro, assim como a divulgação da música local independente no exterior.

SERVIÇO
Pocket showsOnde: Pelourinho
Quando: dia 17/08,
às 21hPalestra e rodada
Onde: Sebrae Mercês (Rua Horácio César, 64)
Quando: dia 18/08,
às 9h - Palestras dos empresários estrangeiros;
14h - Rodada de negócios
Entrada franca
Quem não passar na peneira da curadoria para o evento e que não passou por pouco, ainda terá a oportunidade de cursar um "treinamento" afim de endireitar seu produto para próximas ofertas, dai, nem tudo fica perdido. Ponto para a pasta de música da secretaria de cultura!
A outra idéia que me fez arregalar os olhos e sorrir chama-se "Conexão Brasil". Trocando em miúdos as palavras de Sartorello, vai se tratar numa rede de rádios públicas no País a serviço dos artistas. Todos os estados numa programação fixa a cada mês, tocando um representante da música desses estados. Agora em Agosto, todas as rádios darão destaque à música feita em São Paulo e a Bahia tocará de ponta a ponto do país no mes de novembro. Além disso, bandas e artistas que estiverem excursionando por outros estados, serão bem acolhidos pelas rádios da rede. Não é uma ótima??? Melhor mandar seu material pra Educadora Fm com urgência.
O deputado estadual petista Zilton Rocha, incentivador da criação dos conselhos municipais de cultura, também marcou presença para tratar da ocupação dos equipamentos públicos pela música e arte independente, se colocou à disposição para tratar do dia nacional do rock e se propôs um facilitador aos pleitos da música underground. O triste foi constatar poucos representantes do rock no recinto: Ronei Jorge, Vince de Mira e a ACCR.

15 Comments:

Anonymous Anônimo said...

É uma cilada, Bino!

20:02  
Blogger David Giassi said...

Tudo isso não passa de um enorme papo furado!! As bandas menores vão continuar batalhando por espaço e vão sofrer, por praticarem estilos musicais menos populares, ou por que os veículos de comunicação soteropolitanos (como a própria Rádio Educadora, o Bahiarock, a MTV e outros) padecem de um mal que podemos chamar de círculo vicioso, onde bandas "novas" (Sangria, Berlinda, etc.) de ex-integrantes de bandas antigas (Úteros em Fúria, Arsene Lupin) vão continuar "chovendo no molhado". O trabalho realmente criativo e inovador destas bandas permanece sem o devido reconhecimento. Seja por um público apático e acostumado a mesmice, seja por meios de comunicação que privilegiam a fatia "rica" do rock baiano. E viva a mesmice!!

22:41  
Blogger mov. nac. de busca e apoi a pessoas desaparecidas said...

certo, mas digamos que bandas que apostem na coisa, consigam fechar negócio.

ai vc passa automaticamente para o lado daqueles que dizem: tá tudo armado, sabia que fulano iria se privilegiar com blá, blá, blá!!


na real, adoro conversa de fracassado, me divirto muito.

15:25  
Anonymous Anônimo said...

é uma cilada, bino!! esse negócio de reunião em auditório pra discutir e marcar diretrizes é típico do famigerado ASSEMBLEÍSMO de gentes do Lullo-petismo e da esquerda.
se discute, se discute, os otários acreditam e não acontece nada. só para uma panelinha que está acocorada para o poder e cai na mão de um produtor que está ligado ao poder.
É UMA CILADA, BINO!!!!!

13:33  
Blogger David Giassi said...

Eu aposto na minha capacidade de produzir algo realmente criativo e fora dos padrões do público médio de rock baiano, aposto na verdadeira indepêndencia musical e idiossicrasia! Naõ acredito que nossa banda vá entrar nesse esquema por um motivo bem simples: o tipo de música que praticamos não agrada aos "majors" ou ao esquema "Bahiarock-Educadora-Tv Bahia"!! E sei que minha aposta ainda está valendo, pois este ano completamos 12 anos de estrada!! O resto é psicologismo de roqueiro de mp3!!

Visite nosso fotolog, estamos postando cartazes de shows que realizamos nestes últimos 12 anos! O tempo é nosso juiz!

23:40  
Blogger David Giassi said...

Antes que eu me esqueça, fracassadas são estas bandas montadas dos resquícios de outras que não deram certo e que você e outros ficam babando ovo achando que são o máximo em rock independente!!

Nunca mudamos de estilo ou embarcamos em alguma moda, isso sim é personalidade e o tempo está a nosso favor!

23:46  
Blogger mov. nac. de busca e apoi a pessoas desaparecidas said...

david, quando estiver fazendo show com a sua banda ou qq projeto cultural que tenha, manda para este e-mail do blog que eu posto na agendona para que as pessoas tenham acesso a "algo realmente criativo e fora dos padrões do público médio de rock baiano", por exemplo.

na boa, como artista, músico, vc deveria saber que arte chega de forma diferente de pessoa para pessoa e se elitizar no conceito de arte superior é de uma tamanha fragilidade...

se vc não faz nada que acha ser comercial, qual é então a intenção em criticar alguém que faça?? não entendi. o importante é que cada um tenha seu público, saiba onde quer chegar com o som que faz e fim de papo.

sua fala inicial me soou a de um fracassado do mainstream mesmo, mas ao que parece o mainstream não te serve, melhor. cada um que acerte nas escolhas que faz.

lamento que as pessoas que curtem a sua banda não fiquem babando o ovo por ai, mas perai, nada disso lhe faz falta, né?? fim da discussão.

02:32  
Blogger David Giassi said...

No dicionário, fracassado é alguém que tentou e não conseguiu, certo! Se nós estamos aqui até agora e somos fracassados (conforme sua "definição"), o que serão as bandas como brincando de deus, Dead Billies e outras, que já acabaram?? Vencedoras?? Você chama estas bandas novas de "arte", provavelmente não conhece o termo na forma musical. Quer ouvir arte na música? Procura Bauhaus, Cabaret Voltaire ou Can, aí seu "conceito" vai realmente criar definição! E se critico as bandas é porque acho que elas são uma mesmice! Veja o caso da Cascadura, que apesar do tempo soube se reinventar musicalmente e não ficou marcando touca!
Ah sim, abaixo vou listar algumas conquistas da nossa banda "fracassada", porque ao contrário de você, eu provo o que digo por fatos e não por papo furado:

1-Juntamente com Almas Mortas (SSA) e outras bandas do Nordeste, participamos do primeiro Festival gótico no Nordeste, realizado na Zauber, chamado Nordeste Gothic Reunion. Embora não tenho contado com a presença de pessoas ilustres como você, o festival foi sucesso de público e inclusive foi divulgado no queridinho Bahiarock. O festival já teve uma outras edição em Campina Grande que contou com a banda baiana Jardim do Silêncio Você soube?? Conhece alguma destas bandas??
2-Há cerca de 2 anos participamos de festival de Música dos Correios, pois um mebro da Modus trabalha lá. Ganhamos em terceiro lugar, tivemos menção honrosa pela letra e também prêmio de melhor arranjo para a música "Genocídio"( um dos juízes era Ivan Huol, baterista do Grupo garagem). Você conhece esta música??
3-Fizemos nosso My Space, e por mês, uma média de 3 a 4 bandas INTERNACIONAIS nos adicionam como amigos, isso sem realizarmos algum tipo de divulgação por lá! Já viu nosso My Space?
4-Fomos convidados para participar de um disco tributo a banda carioca Black Future, juntamente com Akira S (conhece?) e outras bandas do Brasil inteiro, sendo que esta coletânea será lançada em todo o Brasil! Você conhece a banda Black Future, dos anos 80??

Eu poderia listar muito mais coisa aqui, mas prefiro apenas perguntar: e agora, o que é fracasso??

13:44  
Anonymous Anônimo said...

concordo com tudo que disse o david

o roch da bahia tá na mão dos incopetentes e da panelinha

19:18  
Anonymous Anônimo said...

Eita gente que ta ficando rica com o rock de SSA -BA, também quero um pedaço da fatia desse bolo!!
Renan

01:21  
Blogger mov. nac. de busca e apoi a pessoas desaparecidas said...

david, ganhar em terceiro lugar é que não é sucesso.

pelos céus, conheço boa parte das bandas que vc citou ai e o cerne da questão é que o discurso é de fracassado pq apontar o dedo pros outros, querer que as pessoas adotem o mesmo peso para as coisas que vc é que bobagem.

se vc quer criticar o som das bandas, é nenhuma o canal tá aberto. agora, querer que elas não tentem qualquer projeção fora do mundinho salvador porque vc acha que a sua música não tem apelo... faça-me o favor, né??

queria te desafiar a se inscrever no evento, mas já passou o tempo de inscrição.

vá pelo menos à palestra, sem compromisso, apenas como ouvinte.

06:42  
Blogger David Giassi said...

Onde foi que eu disse que eu quero que as bandas não tenham projeção fora de Salvador??!! Você não soube interpretar o que eu disse e está fugindo da discussão!! Nunca vi você nos shows das bandas que citei aí em cima e não disse que minha música não tem apelo, só acredito que poucas pessoas aqui em Salvador tem conhecimento suficiente para saber nos definir musicalmente, o que prejudica nossa ascensão.Você por exemplo conhece o quê de Krautrock ou No Wave??!!

Primeiro: ganhar em terceiro lugar é vitória sim, até porque neste festival que citei fomos a única banda escolhida no estilo rock, haviam vários jurados com um bom conhecimento de música, e nenhuma das bandinhas "Bahiarock-Tv Salvador" apareceram!! Elas é que são vitoriosas?? daqui a 5 anos esta geração de bandas vai sumir (como aconteceu com os queridinhos do Dead Billies, Dois sapos e Meio, e outros que você acha na sua concepção, que são "vitoriosos"!!)

Segundo: o que eu critico e que nunca encontro resposta é porque esta mídia privilegia apenas uma fatia de bandas do rock baiano e vira as costas para as menores> O que eu faloe é baseado em fatos: já cansei de entrar em contato com veículos como a Rádio Educadora ou o recente programa Encarte é nem um "não" recebemos como resposta!! Sempre ficamos e ver navios, perguntando sem ter respostas, o que é uma verdadeira falta de consideração!!
E quando ao lance da Rádio Educadora: será que foi uma "coincidência" que a maioria dos artistas escolhidos (acabei de ver a relação no seu blog) tem músicas tocando na rádio!!??

Vamos fazer o seguinte: me passe seu e-mail que o próximo evento que tocarmos vamos divulgar no seu blog (se você deixar!) e vamos esperar sua presença. A partir de sua reação vamos ver o que é fato e o que é pura teoria sem prática!!

13:54  
Blogger mov. nac. de busca e apoi a pessoas desaparecidas said...

Na boa, vc é que tá fugindo da discussão, cara.

eu topo isso em qq lugar, a qq hora, inclusive nesse blog.

vc está se elitizando, quero dizer, a sua música, a sua arte, quando diz: "só acredito que poucas pessoas aqui em Salvador tem conhecimento suficiente para saber nos definir musicalmente".

Se vcs não sabem definir o som que vcs fazem pra maioria deste potencial público, se não comunica, se não "aparece" onde mesmo está o erro??

Quanto ao meu conhecimento, sei o que é Krautrock e sei o que é New wave, se estivermos falando das mesmas coisas. No Wave não sei o que é. Se o lance é me testar, que seja ao vivo, mesmo pq eu poderia aqui (se não conhecesse nada disso) fazer uma pesquisa no google pra me exibir, não será o caso.

A própria modus operandi já sumiu quantas vezes da cena??
Ainda bem para muito que ela reaparece, acredite, de certa forma, ainda bem pra mim também.

Eu sei que as mídias têm deveras dificuldades em agradar e acolher todos, aqui no meu blog mesmo, apesar de ter muitos amigos do reggae, do metal, pouquíssima coisa se fala do estilo, reconheço e não escondo.

mas na boa, eu gosto de rock, o que eu gosto aparece aqui, aparece aqui tb quem me procura e quem quer me mostrar o trabalho. Faço esse blog por puro egoísmo, pq busco aqui o meu prazer. Se acaba privilegiando uns, amém. E só posso falar dessa mídia, que é meu umbigo.

Mas quem estiver insatisfeito com qq uma, tem mesmo que se queixar em todos os fóruns que forem abertos e fazer que nem vc, criar uma mídia que atue de forma paralela ao que te desagrada. Mas tem de saber se comunicar e ser eficiente.

Quanto às bandas que foram selecionadas na educadora, avisei no texto que elas teriam mais espaço na emissora, mesmo. Normal e natural.

Como disse, o e-mail de contato para esse blog tá ali na caixa de descrição do mesmo. Vou divulgar tudo o que me chegar, não tenho mais tempo pra ficar pesquisando o que vai rolar e se vc notou, até tô colocando coisas de exposição, teatro, pq estão me demandando.

basta me enviar tudo com uma antecedência mínima até a terça- feira anterior ao dia do evento.

a agendona pode ir ao ar às quartas ou quintas-feiras (como nessa semana), vai depender de qto conteúdo eu tenha pra postar e a divisão do meu tempo com outros afazeres.

e se vc nunca me viu em nenhum show daquelas bandas, ruim pra vc, cara.
acontece muito de eu não aparecer em muitos shows das bandas que eu amo, por diversos motivos, que com mais oportunidade explicitarei.

E... Demorô o desafio!

Continue aparecendo, sua participação me é caríssima, acredite!

15:17  
Anonymous Anônimo said...

Muito bom o Blogger, parabés.

20:26  
Blogger mov. nac. de busca e apoi a pessoas desaparecidas said...

obrigada, volte sempre. recomende aos amigos e pragueje aos inimigos.

aliás, se ligue no e-mail ali na caixa de descrição desse blog para mandar a agenda da velotroz com direito a cartaz e tudo.

20:30  

Postar um comentário

<< Home