terça-feira, julho 27, 2004


ROCK PRIMITIVO EM ALAGOINHAS CITY
Rolou em Alagoinhas, cidade que fica a menos de 100 km de Salvador, a Semana
da Juventude, onde durante uma semana aconteceram várias manifestações artísticas, como teatro, shows, exposições de arte, corridas ciclísticas etc.

eu presenciei o evento no sábado e no domingo. sábado teve a corrida de bicicleta ao redor da praça central da cidade, apresentações de teatro,com uma ótima participação do grupo NATA, e exposições na Secretaria de Cultura. O evento é um projeto do artista plástico e Secretário de Cultura Eduardo Boaventura, que em conjunto com a administração do PT vem tentando fazer as coisas acontecerem no município que é tão carente em movimentação cultural.

Mas foi no domingo que o coro comeu, com apresentação de bandas de rock em um palco armado no centro da cidade. O público rock n´roll começou a chegar cedo, desde umas 3 da tarde, esperando a apresentação da banda A Torre, que faz um punk rock com passagens progressivas e ótimos solos de guitarras, psicodélia a la Frank Zappa e Hendrix, Em certas passagens me lembra as lindas melodias criadas pelo Felt. Solos esses tirados da guitarra do coroa da banda, que mostra prá gurizada o que é rock n´roll. Tocando quase que exclusivamente músicas próprias,( que às vezes tem uma levada melancólica dos anos oitenta, em outras a fúria do punk brasileiro)A Torre fecha com chave de ouro o show com dois covers do Black Sabbath.

Logo depois entra a Aborígenes, trazendo um rock primitivo, com influências de pixies, the clash, portishead, paralamas, zé ramalho, Roberto Carlos. De Todas essas bandas eles fazem covers, misturadas com ótimas composições da própria banda e de amigos. O tempo deles tocarem foi estendido por causa de uma confusão com o vocalista da banda Eskória, que viria logo após. O cara deu um murro na cara de alguém e saiu levado pela polícia.

As duas bandas, A Torre e Aborígenes estão produzindo cds e em breve estarão nas lojas e em mp3 para a galera poder ouvir o que Alagoinhas city tem para acrescentar no cenário rock da bahia.

Depois da Aborígenes entrou a banda Sambadah, fazendo um Samba competente e honesto, com um pé fincado nas raizes brasileira.

Espero que a letra da música Alagoinhas Garden da banda Aborígenes possa ser mudada, já que eles dizem o seguinte sobre a cidade: "eu não aquento mais a monotonia dessa lugar". let´s rock, let´s dance minha corrente!

Texto e imagem: dANIEL bARBOSA (msn: daniel77barbosa@hotmail,com)