quarta-feira, dezembro 03, 2003

Final do ano. Chega a hora de pensar nas listas dos melhores discos, revelações e shows. Época que começam a aparecer no mundinho rocker os prêmios para a música independente. Pois bem. Volto um ano, dezembro de 2002. Nessa época eu pensava: 2003 tem tudo para ser o ano do rock independente. Agora vejo que foi um ano bom, mas ainda um pouco longe das minhas expectativas. Várias bandas interessantes entraram em estúdio para gravar os seus respectivos álbuns. Alguns já foram lançados ou saem até o fim de dezembro, outros ficaram na geladeira e só serão lançados ano que vem.
Novamente volto a 2002. Aqui na Bahia não era diferente, a minha aposta era a mesma. Pitty havia acabado de gravar o seu primeiro álbum. Retrofoguetes, Brinde, Dr Cascadura e Soma (só para citar exemplos) prometiam os seus ainda para o ano seguinte. Pitty chegou ao topo das paradas com o seu Admirável Chip Novo. Quanto aos outros, os três primeiros já estão com seus trabalhos devidamente gravados. Excelentes resultados. Boas gravações, músicas idem... mas o lançamento fica para o próximo ano. Dificuldades no mercado, grana e alguns outros fatores levaram a esta decisão.
Apareceram novos nomes, outros retornaram com novos projetos. No quesito shows, esse foi o ano que mais bandas baianas tocaram fora do estado, como também foi um ano que várias bandas de outros estados tocaram aqui. Algumas iniciativas foram importantes. Music Box, Frangote, Barba e Cabelo e o já veterano Big Broder agitaram a cidade. No interior, temos que destacar a atuação do Gilmar e sua produtora em Vitória da Conquista que, devido aos contínuos prejuízos, pode deixar de promover shows. Se isso acontecer, será uma grande perda.
Agora eu já começo a pensar: Será 2004 o tal ano do rock independente? Para nós, o ano começa bem. Los Canos está planejando alguns shows pelo nordeste em janeiro. No mesmo mês, o Music Box promete trazer a Danteinferno. Já em março, dois dos lançamentos adiados finalmente sairão. Retrofoguetes e Brinde lançam seus cds, ambos pela Monstro Discos. No mais, é só aguardar e e torcer por bons resultados.