domingo, setembro 24, 2006

Raio - x nº 6: Banda Bruxelas
Banda Bruxelas - Por Alexandro Babão


Qual a cidade de origem da banda??
Campo Formoso, interior da Bahia.
Fica a quantos km de Salvador?
Cerca de 400 Km.
Formação, descrevendo quem toca qual instrumento:
Fernando Ventura - Guitarra Base / Voz / Letras,
Carlos Wagner - Bateria,
Samir Leera - Guitarra Solo e
Rodrigo Ribeiro - Baixo.
Quanto tempo a banda existe e qual a história da formação dela?
O grupo foi fundado no início de 2005 com a dissolução inesperada dos Coalhadas sem Fronteira, banda que fazia covers dos Engenheiros do Hawaii. Pois bem... Cansados de tocar músicas alheias, a vontade de criar veio à tona. Por isso, Fernando Ventura, ex-baterista dos "Coalhadas", juntou suas letras e melodias com as guitarras de Samir Lira e o baixo de Rodrigo Ribeiro, antigos membros da tal banda.
A estrutura estava quase pronta...Mas faltava uma pilastra, que conseguimos com um velho amigo chamado Carlos Wagner, acrescentando pegadas vitalícias à banda, em seu papel de baterista. Assim já se podia começar a construir.
E foi exatamente isso o que aconteceu. Em março de 2005, FernandoVentura conseguiu seu primeiro emprego, juntou a quantia de 150,00 reais e então junto com os companheiros da nova banda gravou uma demo com 5 músicas, em um recente estúdio da cidade (quem teve a oportunidade de ouvir, percebeu a qualidade que obtive com tão pouco dinheiro!).
Mesmo com essa pequena barreira, a vontade de crescer não parou.
Um ano depois da frustrada demo, a banda se juntou novamente para gravar, agora em um estúdio mais sofisticado, o seu primeiro álbum. O álbum conta com 10 músicas próprias e foi entitulado "Venoso & Arterial". O significado dado pela banda é o de "dois caminhos para uma mesma substância". A banda, agora satisfeita com seu trabalho, sabe que um ano e meio é pouco para colher frutos, mas é o suficiente para existirem pretensões.

Capa do Ep Venoso & Arterial



Qual o tipo de rock que a banda faz?

POP'N ROLL!

Influências da banda e de cada integrante?

BANDA - U2, Foo Fighters, Strokes, Pink Floyd, Los Hermanos, Coldplay, Engenheiros.
FERNANDO VENTURA - U2, Coldplay, Foo Fighters, Los Hermanos, Engenheiros, Strokes, Franz Ferdinand, Interpol, Belle and Sebastian, A-ha.
SAMIR LEERA - Metallica, Black Sabbath, Foo Fighters, Engenheiros, Strokes, Coldplay, U2, Los Hermanos.
CARLOS WAGNER - Death, Dimmu Borgi, Radiohead, Coldplay, Led Zeppelin, Foo Fighters, RODRIGO RIBEIRO - Canibal Corpse, Slayer, Angra, Metallica.

Como é fazer a sua música na sua cidade?


Sem apoio, sem público, sem palcos, sem dinheiro, sem quase tudo, embora sobre vontade... É difícil.

Como é a cena rocker da sua cidade?

Nós somos os desbravadores da cena... Mas já percebemos que causamos alguma influência. Talvez surjam companheiros.

Já tocaram em Salvador? Se sim, quais as circunstâncias e com quais bandas dividiram o palco nelas?

Ainda não... Planos temos, embora não existam contatos suficientes para que isso ocorra.

Com quais bandas de Salvador gostaria de tocar?

Canto dos malditos... Só pra vê a bagaceira (risos!).

Como podemos escutar o som da banda?? Quais outros links decontato com ela?

O único por enquanto na Trama Virtual .

Próximos shows e/ou próximos passos da banda?

Próximo show...23 de setembro, final do festival da primavera Geraldo Azevedo (Petrolina - PE) e a vontade aguçada de tocar em Salvador.

Descreva qualquer outra particularidade da banda ainda não suscitada...

Não é querendo nos gabar... Mas todas às vezes que tentamos achar alguma banda parecida com nosso estilo, nunca achamos, sei que temos muito mais pra mostra, temos músicas novas de maior amadurecimento, e pode ser ridículo, mas somos comerciais com músicas boas... E é algo particular da banda... A sua performace ao vivo...

Se você faz rock nalguma cidade do interior baiano e quer aparecer aqui num raio-x, MAIL-ME!

4 Comments:

Anonymous Anônimo said...

tomeu um susto quando vi q a banda era de Campo Formoso. Conheço a cidade bem - meu pai é de lá - e não imagina que tinha rock lá! vou baixar as musicas da banda na Trama!
sorte pra eles!
bruno carvalho

11:29  
Anonymous Anônimo said...

eles são bonitinhos! toquem por aqui no verão, sugiro o nho caldos, é batata! as bandas "pop n' roll" daqui só tem gente feia! Barba mal-feita, visual de macoero universitário, cara de perdedor, cheiro de mofo e sandálias de coro ajudam. Os rockeiros daqui se amarram nisso. Então, aproveitem-se das fraquezas deles, mas não se importem não. eles gostam. hoje em dia se escuta música com os olhos, mas vou escuta-los com o meu coração e prometo tentar gostar. Sucesso, MTV e muito dinheiro.

12:37  
Anonymous Anônimo said...

Escutei. Os caras são competentes e fazem música pop com responsabilidade e vontade. não gostei, mas quem se importa? Mas assumam o fato de o som ser igual a tudo o que tem por ai. isso não é motivo de vergonha. A música se parece com muita coisa sim. Leiam as entrevistas do Skank falando do disco novo deles... interessante como Samuel Rosa, apesar de puta, é uma puta sincera.

12:54  
Anonymous Anônimo said...

valeu eduardo, sou composito e vocalista da banda, aagradeçido pela sua sinceridade, vamos tentar tocar em salvador esse ano ainda, é complicado para uma banda do interior, cara se tu pudesse assitir o nosso som ao vivo, temos muito mais para passar, além das nossas duas musicas mais chicletes não estarem disponíveis no trama, mas de qualquer forma obrigado.

00:53  

Postar um comentário

<< Home